AMBIENTE AGRADÁVEL À APRENDIZAGEM

01/06/2012 20:13

A MAGIA DOS 3As

        Em qualquer setor da atividade humana, o sucesso é sempre conseqüência de um planejamento e de um preparo prévio dos elementos que se conjugam para obter a ação prevista.

        Partindo do princípio de que a Educação Fundamental é primordial na formação geral do indivíduo, reconheço que das várias causas que os tornaram alunos das turmas de Progressão, a mais evidente é a baixa autoestima.

        Minha primeira providência para a reversão desse quadro foi tornar a sala de aula um Ambiente Agradável à Aprendizagem (3As), utilizando material usado e acatando as sugestões dos alunos, para que se apropriassem desse espaço e se constituíssem enquanto grupo.

        A Magia dos 3As

(Ambiente Agradável à Aprendizagem)

Foi desenvolvida partindo-se do pressuposto que a sala de aula da turma de Progressão deve ser um espaço propício ao resgate da integridade, do respeito, da socialização e da aprendizagem, dando a maior importância possível ao “ambiente físico”, onde trabalhamos e vivemos tantas horas por dia.

        O que torna a sala de aula realmente agradável é a organização ou disposição do material em “centros de interesse”, em torno dos quais se concentram a participação e o sentimento de curiosidade para as atividades dos alunos.

        Vou descrever, em linhas gerais, alguns “centros” organizados em nossa sala de aula:

* Calendário: Situa o aluno no tempo, registrando diariamente o dia, o mês, o ano e o dia da semana em que estamos e se nesse dia comemora-se algum fato importante.

* Quadro de Atividade Diária: Informa as ações do professor, possibilitando ao aluno tomar conhecimento das atividades que irá realizar em cada dia da semana.

* Alfabetário: Identifica o alfabeto como conjunto de símbolos próprios da escrita, oferecendo suporte e desenvolvendo atividades ligadas a apropriação da língua escrita.

* Crachás: O aluno reconhece o próprio nome e aprende a escrevê-lo, o que lhe confere identidade, e pode, ainda, ser utilizado de modos diversos durante a análise dos nomes que compõem a turma.

* Listagem com o nome e sobrenome dos alunos: Possibilita inúmeras atividades como análise do registro dos nomes: letra inicial, final, sílabas, número de letras, número de sílabas, grupo de alunos que começam com a mesma letra, dentre outras.

* Quadro do Aluno Destaque: Diariamente é escolhido o aluno destaque pelos próprios colegas, desde que enquadrado nas regras traçadas em conjunto para ser um bom aluno, tais como: não faltar às aulas, ser companheiro, participar dos trabalhos realizando as tarefas propostas e outras. O aluno escolhido naquele dia portará um broche, ajudará a professora e os colegas e seu nome será colocado no

          Quadro de Aluno Destaque do Dia”.

* Mural de Boas-vindas e de Pensamentos: Confeccionado para recepcionar os alunos no início do ano letivo, tornou-se local de registro de pensamentos para reflexão entre alunos e professora. Nosso primeiro pensamento: “As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.”

* Mural dos Aniversariantes: Homenageando mensalmente os aniversariantes, promov-se a integração e a troca de afeto entre os integrantes da turma.

* Mural dos Alunos: Expondo os trabalhos realizados sobre assuntos diversos, aumenta a autoestima dos educandos e propicia a culminância dos temas em conformidade com o Projeto Político Pedagógico da Escola.

* Mural de Curiosidades: Construído pelo professor para oferecer suporte aos conteúdos trabalhados, instiga a curiosidade e amplia os conhecimentos da turma.

* Cantinho da Leitura: Formado a partir de doações de livros infantis, gibis, jornais e revistas que ficam na estante, para serem manuseados livremente nos momentos de descanso.

* Cantinho de Ciências: Compõem-se de vários livros de Ciências de interesse das crianças e objetiva expor tudo que concretize e torne mais intuitivo o ensino de Ciências: aquário, pedras, conchas, sementes, dentre outros. Nossa primeira experiência reside na observação da germinação do feijão. Todos os dias, o aluno observa os grãos de feijão colocados no copo e uma vez por semana registra a evolução do crescimento dos feijões por escrito e por meio de desenhos.       Criei o “Momento Ciências” quando são lidos assuntos ligados à Ciência. No momento estamos descobrindo o Funcionamento do Corpo Humano.

* Cantinho da Música: Organizado com um acervo de CDs variados, possibilitará ao aluno conhecer diferentes ritmos musicais, instrumentos, compositores, épocas e, sobretudo, aumentar o conhecimento e apurar o gosto musical dos jovens educandos.

* Cantinho do Vídeo: Coletânea de vídeos infantis cujos títulos após a exibição ensejarão aos alunos à discussão dos temas apresentados e a uma conclusão com um trabalho pedagógico. 

* Cantinho de Jogos: Espaço onde as crianças têm acesso a jogos diferenciados que estimulam a percepção e promovem a interação entre os educandos.

* Cantinho da Sucata: Tudo que pode ser reaproveitado conforme o interesse e necessidade da turma. Utilizando caixas de ovos vazias construímos um alfabetário e uma numeradora.

* Varal de Artes Plásticas: Limita-se a um varal onde são pendurados, com pregadores personalizados com o primeiro nome de cada aluno, os trabalhos de Artes Plásticas.

* Álbum Seriado: Composto de todos os textos confeccionados em conjunto com os alunos e registrado no blocão. Depois de utilizado em aula torna-se fonte de consulta e pesquisa.

    As sugestões, mencionadas aqui, contribuem para tornar os ambientes agradáveis, coloridos e cativantes, contudo, convém lembrar que não resolvem todos os problemas e não oferecem aos alunos todas as experiências de que eles necessitam. São meios que facilitam às crianças a aquisição de hábitos que auxiliam na aprendizagem e no progresso geral.

O espaço da sala de aula deve ser mutável conforme a evolução e interesse da turma.

    Promovendo mudanças sistemáticas que atraiam o aluno estaremos nós, professores das turmas de Progressão, enfrentando o desafio que temos diante desses educandos que esperam encontrar a possibilidade de apropriar-se da leitura e da escrita e principalmente fazendo-os acreditar que são capazes de aprender.

Autora:

Professora Elizabeth de Azevedo Santanna

CIEP Vinícius de Moraes - Progressão:- turma 9.501

Voltar

Pesquisar no site