USE MARMITA

03/06/2012 02:07

 Está difícil almoçar

na Escola, no Escritório, no Parque?

Leve seu almoço a tiracolo!

 

MODELOS DE MARMITAS

Alumínio

Personalizada

Elétrica

Quentinha

A ideia virou moda até entre as estrelas globais.

Saiba aqui o jeito certo de usar esse utensílio e ficar na linha.

Você ainda economiza tempo e dinheiro.

REFEIÇÃO SEM FALHAS

Mesmo na marmita, seu almoço deve ser completo. Ou seja, precisa ter um tipo de carboidrato (arroz e massa integrais, batata), um de proteína magra (ovo, carne, frango, peixe) e mais um de leguminosa ou grão (feijões, lentilha, quinua, grão-de-bico, soja), além de folhas e legumes. A refeição ficou colorida? Ótimo! É sinal de que você fez combinações que garantem nutrientes variados ao seu organismo.

O próximo passo é o armazenamento correto da comida. "Os alimentos que precisam ser aquecidos devem ficar em uma marmita ou recipiente diferente daqueles que podem ser consumidos frios", explica Sonja Salles, nutricionista da Nutri New, no Rio de Janeiro. Por exemplo: não colocar o grelhado junto com a salada. Isso evita que as folhas fiquem murchas e percam o frescor.

Se preferir levar um sanduíche - para o almoço ou até para o lanche da tarde -, também é conselhável separar alguns itens do recheio e colocá-los no meio do pão apenas na hora de comer. Sonja sugere outros alimentos a seguir e, ainda, ensina como armazená-los para manter a textura e o frescor. Aí vai existir só um risco: ter que dividir sua marmita com os colegas do escritório!

TÁ QUENTE

Escolha um item de cada grupo para montar uma refeição completa. Você pode combinar um carboidrato quente e uma proteína fria ou viceversa.

Só evite juntar os dois no mesmo recipiente ou compartimento da marmita
Carboidrato: arroz integral, macarrão integral (penne, fusilli) com molho de tomate, risoto de quinua, batata-doce, batata, inhame (assado ou cozido), purê  de mandioquinha + Proteína: carne vermelha magra, peixe, frango (grelhado ou assado), ovo mexido, omelete.
OU
Carboidrato + proteína: macarrão integral à bolonhesa, torta de  frango (camarão, atum), sopa de legumes com frango desfiado. Sugestão: se não tiver onde aquecer a sopa, leve-a batida em uma garrafa térmica capaz de mantê-la quente até a hora do almoço. Só evite fazer essa refeição muito tarde, pois qualquer comida, mesmo mantida aquecida, não deve ficar mais de duas horas fora da geladeira + Grão ou leguminosa: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha (se você dispensar a proteína das carnes, acrescente dois tipos de grão na marmita. Eles são fonte de carboidrato e proteína vegetal) + Verduras e legumes à vontade: abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, couve, espinafre, chuchu, escarola, vagem (no vapor ou refogados)

TÁ FRIO

Se quiser, você pode montar a marmita só com comidas que não precisam ser aquecidas na hora do consumo. Ainda assim evite colocar os alimentos cozidos junto com os crus, a não ser que você opte por uma salada completa, mas sem folhas
Carboidrato: salada de arroz integral com milho, salada de macarrão (fusilli, penne, rigatoni), salada de batata, tabule de trigo ou cuscuz marroquino + Proteína: atum light, ovo cozido, salmão defumado, carne magra, frango ou bacalhau desfiados, peito de peru, tofu (queijo de soja), ricota, mussarela de búfala

OU
Carboidrato + proteína: salada de macarrão com atum e cenoura ralada, salada de grão-de-bico com bacalhau desfiado, salada de arroz integral e selvagem com peito de peru, tabule de quinua com legumes + Grão ou leguminosa: lentilha, grão-de-bico, milho, trigo em grão, cevadinha, soja (se você dispensar a proteína das carnes, acrescente dois tipos de grão na marmita. Eles são fonte de carboidrato e proteína vegetal) + Verduras e legumes à vontade: alface (americana, lisa,
crespa, roxa), agrião, rúcula, repolho, pepino, abobrinha, cenoura e beterraba (cruas e raladas), palmito, tomate, champignon, rabanete, vagem.

Fonte:http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/marmita-chic-671965.shtml

  

Voltar

Pesquisar no site