BEBÊ FELIZARDO...

04/06/2012 22:51

Desde 2011, o programa Cegonha Carioca já contribuiu para a chegada de milhares de bebês. - 11/05/2012

Lançado no último ano, o Cegonha Carioca chegou para ampliar e qualificar o atendimento oferecido às gestantes da cidade. Além de estimular a realização do pré-natal, o programa ainda proporciona que a grávida conheça a maternidade e as equipes que vão atendê-la no dia do parto. Neste momento, inclusive, elas recebem um enxoval para celebrar a chegada do recém-nascido.

O programa ainda inclui a ambulância Cegonha, que oferece transporte para as gestantes no momento do parto. Esse serviço, implantado de forma pioneira pela Prefeitura do Rio, funciona em áreas de planejamento como Santa Cruz, Irajá, Madureira, Anchieta, Pavuna, Alemão, Rocinha, Vidigal, Chapéu Mangueira e Santa Marta, onde mais 800 gestantes já foram transportadas. Mas a prefeitura não vai parar por aí. Futuramente, o serviço será levado para outras regiões da cidade.

Porém, é importante lembrar que esses bons resultados do Cegonha Carioca só têm sido alcançados graças à dedicação de muitos servidores. Maria Auxiliadora, médica pediatra e sanitarista da prefeitura há 20 anos, e doutora em Saúde da Criança e da Mulher pela FIOCRUZ, é uma das responsáveis por esse sucesso. Para ela, esse é um momento histórico na atenção às mulheres, a seus bebês e a suas famílias.

“Sempre tive muito orgulho de trabalhar como servidora da prefeitura. Também sempre tive clareza sobre o tamanho da nossa responsabilidade. Em 2011, de cada 10 bebês nascidos no setor publico da cidade, 7 eram de maternidades da prefeitura. E mais: 25 mil gestantes chegaram no momento do parto já com segurança e conhecendo sua maternidade, e 80 mil chegaram nas maternidades municipais e foram atendidas num tempo médio menor que 7 minutos por equipe especializada. Antes do Cegonha, esse era um momento de insegurança, indefinição e, muitas vezes, espera prolongada. A partir daí, podemos ter a dimensão do impacto positivo do Cegonha no futuro da nossa cidade.”

Para encerrar, Maria resume o que para ela significa o programa: “segurança, dignidade e qualidade no atendimento às gestantes e aos seus bebês e famílias. Afinal, nascer no Rio, nascer carioca, é motivo de celebração.”

Servidor, caso queira informar a algum familiar ou amigo sobre o programa Cegonha Carioca, as inscrições das gestantes podem ser feitas nas unidades de atenção básica (Centros e Postos Municipais de Saúde e Clínicas da Família).

FONTE: http://www.rio.rj.gov.br/web/servidorpresente/principal/-/journal_content/56/2610797/2823402

Voltar

Pesquisar no site