AUXÍLIO ÓRTESE-PRÓTESE

31/05/2012 00:20

Auxílio Órtese-Prótese. Um benefício que completa a vida de muita gente - 13/04/2012

      Foi só a prefeitura lançar, no início de abril, a 2ª edição do Programa de Auxílio Órtese-Prótese que, até agora, 133 servidores já se inscreveram on-line (www.rio.rj.gov.br/web/previrio) para solicitar os seus pedidos.

    Um benefício mais do que esperado por portadores de deficiência auditiva, física e motora, que necessitam desde coletes de correção de coluna e calhas para sustentar sequelas neurológicas, até aparelhos auditivos, cadeira de rodas e próteses para membros amputados.

    Mauro César Lamego, técnico em eletrônica, e hoje atuando como Agente da Fazenda no setor de IPTU, é uma prova evidente que este benefício trouxe uma liberdade considerável para o seu dia a dia. 

    Além de se locomover em uma cadeira de rodas manual, que utiliza quando vai dirigir seu carro, Mauro possui outra cadeira, motorizada, conquistada em apenas 3 meses, desde o momento em que se inscreveu pela primeira vez no programa. Com ela, entra em ônibus e circula com mais facilidade pela cidade.

    “Este benefício da prefeitura é o melhor que existe disponível no mercado em relação à concessão de órtese e prótese. Como ele dá flexibilidade para escolher o fornecedor, hoje tenho uma cadeira de qualidade, confiável e ainda prescrita por meu médico e fisioterapeuta.”

    Como suplente do Conselho de Administração da PREVI-RIO, atividade que também exerce, Mauro faz questão de se colocar: “O programa pode ficar melhor ainda se o PREVI-RIO e o COMDEF (Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência) trabalharem juntos. Muito mais demandas poderiam ser identificadas e, assim, um número maior de servidores seriam atendidos, já que vários  equipamentos ficaram de fora desta nova concessão.”

     Confiante de que sua qualidade de vida pode melhorar ainda mais, Mauro já se habilitou nesta 2ª edição do programa, de olho numa cadeira mais leve e mais moderna.

    Para esse cadeirante, tetraplégico desde 19 anos, ao mergulhar numa piscina rasa, a órtese completa mais do que a sua mobilidade: “completou a minha vida”, diz ele.

     Informações sobre inscrições, agendamento, perícia médica, local de atendimento, documentação, valor de cobertura, clique aqui.

Voltar

Pesquisar no site